noticias-2021_4

Sinopses

6ª Elas Fazem Cinema

23/10 a 06/11/2021

 

Limiar 
Direção de Coraci Ruiz
1h16m, 2020

“Limiar” é um documentário autobiográfico de uma mãe, Coraci Ruiz, que narra a transição de gênero de seu filho adolescente, Noah, entre 2016 e 2019. Desde o âmbito privado, ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Simultaneamente, Coraci, atrás da câmera e por meio de sua voz, narra a experiência de transformar as próprias vivências e aprendizagens com a transição de gênero do filho, Noah. Ela, por meio de um olhar sensível e cúmplice, apresenta os conflitos e dúvidas que atravessam os processos de ambos, trazendo, também, a discussão sobre a importância de valorizar as narrativas que promovem a autonomia dos corpos e das subjetividades dissidentes, sobretudo com a ascensão do neoconservadorismo.

Disponível por 24 horas: 22/10, às 19hs - 23/10, às 19h
Link: [clique aqui]

 

Carne
Direção de Camila Kater, 12 min, 2021
Crua, Mal Passada, Ao Ponto, Passada e Bem Passada. Cinco mulheres compartilham experiências íntimas e pessoais sobre sua relação com o próprio corpo desde a infância até a terceira idade.

Link: [em breve]

 

De Dora, por Sara
Direção de Sara Antunes, 14 min, 2020
“De Dora por Sara” compartilha trechos de escritos, cartas da prisão e cartas do exílio trocadas entre a guerrilheira Maria Auxiliadora Lara Barcelos e Clélia Lara Barcelos, recriando o que chamava de “Represa de Dora”, um campo de comunicação entre o confinamento e a possibilidade da utopia. Essa pesquisa conjuga palavras “reais” num tempo poético, tateando tanto os processos que levaram o corpo dela ao suicídio como o inverso: investiga um campo vibrátil para que ela reviva, numa espécie de cartografia do “encarnar”, avessa a desistência.

Link: [em breve]

 

Isolada
Direção de Ana Domitila Rosa, 12 min, 2021
Isolada em Goiânia depois da evacuação da cidade, Amanda reporta as notícias sobre a nova mutação do vírus da Covid-19 através de suas redes sociais. Ela mantém contato apenas com sua namorada Carol, até que Douglas entra em sua vida. Coisas estranhas começam a acontecer e Amanda questiona se está realmente tão sozinha quanto pensa.

Link: [em breve]

 

Belkiss
Direção de Simone Caetano, 13 min, 2020
Belkiss Spenzieri apresenta sua trajetória no universo da música erudita brasileira. Foi a maior intérprete de Camargo Guarnieri, transformou a cena da música erudita em Goiás e no Brasil. Criou a segunda Orquestra Sinfônica Feminina do mundo. Seu legado ainda ecoa no berço da cultura goiana.

Link: [em breve]

 

Categorias: Elas Fazem Cinema 2021 Cinema de Mulheres mostra de filmes