Elas Fazem Cinema 2017

Elas Fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres

Segunda edição da Mostra: 23 a 25 de agosto de 2017

Cartaz Elas fazem cinema 2017

A 2º edição da Elas Fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres, realizada pelo GECI, sob a coordenação da profa. Alcilene Cavalcante (UFG/FH/GECI), foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Além de exibições e debates de filmes, promovemos a exposição fotográfica “Quadro a quadro: fotografia de Guaralice Paulista”, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. Homenageamos, na ocasião, a Guaralice Paulista, a primeira fotógrafa de Still da cidade, co-fundadora do cineclube Antônio das Mortes, na cidade e a cineasta Teresa Tautman, que dirigiu o longa-metragem, de ficção, Os homens que eu tive (1973) – filme que ficou mais tempo interditado pela censura, durante a ditadura civil-militar.

A pré-abertura do evento ocorreu no auditório da Faculdade de História (UFG), que sedia esse projeto de extensão universitária, cadastrado na PROERC/UFG, com a exibição do documentário de Teresa Trautman, O Caso Ruschi, e com o debate. Já a abertura oficial se deu na Vila Cultural Cora Coralina com a exibição do referido longa-metragem de Trautman, Os homens que eu tive, seguindo de debate com a diretora, com a profa. Alcilene Cavalcante (UFG/FH/GECI) e a estudante e integrante da GECI, Mariane Neves.

Na programação de curtas- metragens e debate contamos com a participação da Elismênia Oliveira, ativista e estudante e Maria Ritha da GECI. Na parte da noite, em celebração ao Centenário de Animação Nacional, foi realizada outra exibição de curtas “Mulheres na Animação Brasileira” contando com a participação da diretora de O Projeto do Meu Pai (2016), a animadora, premiada, Rosária, e com a Márcia Deretti, animadora, da  Escola de Animação (EGDA) e que colaborou com a curadoria dessa sessão, além de Patrícia Guedes (GECI).

No último dia da mostra, o curta-metragem O Projeto do Meu Pai foi exibido no Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI/Goiânia), que apoiou essa edição da Elas Fazem Cinema. Após a exibição, houve debate com a Rosária, diretora do curta, com a Dra. Glaucia Teodoro (CREI) e com a profa. Alcilene Cavalcante (UFG/FH/GECI). Realizamos ainda um Ateliê de Desenho Animado na Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA) com leitura e intervenção cinematográfica ministrada por Dare Arantes e Franxica. A mostra foi finalizada com uma sessão de curtas seguida do debate com Ceiça Ferreira (Cinema e Audiovisual/UEG), Alcilene Cavalcante (UFG/FH/GECI) e Virginia Peçanha (GECI).

Realizaram esta edição da mostra: Alcilene Cavalcante; Camila Vinhas; Janayna Medeiros; Jéssica Marques; Larissa Fernandes; Maria Ritha Paixão; Mariane Neves; Patrícia Guedes; Virgínia Peçanha. Apoiaram: João Santiago; Dayane; Ana Ariza; Aline Nawara; Dare Arantes; Fabiana Francisca. Colaboração: Ceiça Ferreira

Confira a programação, fotos e cartazes dos filmes da 2º edição da mostra Elas Fazem Cinema:

>> Programação 2017

. 23 DE AGOSTO
Auditório da Faculdade de História da UFG - Pré -abertura
Exibição: O Caso Ruschi (1977) de Tereza Trautman  + debate com Professora  DrªAlcilene Cavalcante (GECI/FH/UFG)
O caso Ruschi – 24’- doc - 1977 – Direção: Tereza Trautman – RJ – [Livre]
Vila Cultural Cora Coralina - Abertura Oficial
Abertura da exposição: “Quadro a quadro: a fotografia de Guaralice Paulista”
Exibição: Os homens que eu tive (1973) de Tereza Trautman
Debate: Tereza Trautman (Diretora), Alcilene Cavalcante (UFG/GECI) e Mariane Neves (GECI)
Os homens que eu tive – 83’ - fic - 1973 – Direção: Tereza Trautman – RJ - [16 anos]