Sobre Elas Fazem Cinema

Logo-EFC A Elas Fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres é um projeto de Extensão Universitária, aprovado no âmbito da Faculdade de História, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e credenciado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura  (PROEC), da UFG, desde 2016. O projeto tem edições anuais, sendo executado pelas integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Gênero e Cinema (GECI), sediado na referida unidade acadêmica, sob a coordenação da Profa. Dra. Alcilene Cavalcante (UFG/FH).

Embora a Elas Fazem Cinema não tenha financiamento, tem recebido aporte da Faculdade de História da UFG, além de apoios pontuais de parcerias estabelecidas, a cada ano, para a realização do projeto, o que se traduz em uma ou duas passagens aéreas e hospedagem para convidadas. No último ano, 2019/2020, o projeto foi contemplado ainda com uma bolsa de monitoria pelo Edital PROEC-UFG.

Ao longo dos anos, inevitavelmente, o projeto tem sido ajustado. Se na 1ª edição da  Elas Fazem Cinema a proposta do projeto partira de certa sensibilidade quanto à desigualdade de gênero, expressa no cinema, e da invisibilidade de filmes realizados por mulheres no Brasil, voltando-se para o tema filme realizados por mulheres, ao longo dos anos fomos elaborando melhor o que nos movia a realizar essa mostra, inclusive delineando os critérios para estabelecer os eixos temáticos e as curadorias. Desse modo, em 2017, voltamo-nos para o tema Memória; em 2018, Animação realizada por mulheres; em 2019, Violência contra as mulheres; em 2020, o tema é Resistência. Em 2021, o tema foi Afetos

Tudo é decidido no GECI. A curadoria desde o início do projeto é coletiva, sendo a pesquisa inicial realizada pela Patrícia Guedes (GECI), contando com as colaborações das professoras Alcilene Cavalcante (UFG/FH) e Ceiça Ferreira (UEG), além de receber colaborações pontuais como, de Larissa Fernandes (Panaceia filmes) e da Cindy Faria (UEG) - para citar apenas algumas. Acrescente-se que, a cada edição, o projeto tem recebido colaborações especiais como, por exemplo, da Defensora Pública Fernanda Fernandes e da Profa. Dra. Carla de Abreu (UFG/FAV).

Os critérios que marcam as curadorias deste projeto consistem, desde a 1ª edição, em 2016, em direções de mulheres e protagonismo de personagens femininas; diversidade em seu mais amplo sentido: gênero e sexualidade, raça-etnia; classe; geracional; representação regional; estéticas (e, como não poderia deixar de ser, pautando-se pelo compromisso com a ética e com a justiça).

A cada edição, selecionamos filmes, documentário e ficção, longa e curta metragens, de diferentes cidades do Brasil, tendo sempre uma curadoria específica de Goiás, para serem exibidos em 04 ou 5 sessões, seguidas de debates com as convidadas. Como se trata de um projeto de extensão, buscamos promover o diálogo com diferentes setores da sociedade sobre os filmes: diretoras ou representantes dos filmes, representantes de segmentos sociais e acadêmicas. Até agora, o público da Elas Fazem Cinema tem se mostrado presente, sendo também diverso.