Elas Fazem Cinema 2019

05 a 07 de setembro de 2019

Cine Cultura - Goiânia

Cartaz_-_Elas_fazem_cinema

A 4ª edição da Elas fazem cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres, projeto de Extensão Universitária (PROEC/UFG), realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Cinema (GECI/FH/UFG), sob a coordenação da profa. Alcilene Cavalcante (UFG/FH/GECI), aconteceu entre os dia 05 e 07 de setembro de 2019.

Apoiando-se nos critérios que marcam as curadorias desse projeto (protagonismo feminino; diversidade em seu mais amplo sentido, inclusive representação regional, e os compromissos com a ética e com a justiça) o GECI estabeleceu a programação da 4ª edição da “Elas fazem cinema” elegendo o tema Violência contra as mulheres como eixo da programação. Embora a problemática da violência tenha perpassado as programações das edições anteriores, o GECI enfrentou a necessidade de enfatizá-lo, em 2019, de modo a pautar diretamente esse perverso fenômeno, cujos índices se acentuam, revelando que a violência atravessa a sociedade, em seus diferentes estratos (gênero, classe, raça-etnia, geracional, sexual, regional) afetando ainda mais as mulheres, no atual cenário político-cultural brasileiro. A curadoria resultou assim do trabalho de pesquisa de Patricia Guedes (GECI), das colaborações da produtora Larissa Fernandes (GECI) e das professoras Alcilene Cavalcante (UFG) e Ceiça Ferreira (UEG).

Nesta 4ªEFC, contamos com o apoio renovado tanto do Cine Cultura, onde realizamos mais uma vez, as sessões de exibição dos filmes, seguidas de debates com diretoras e convidadas, como da Faculdade de História (UFG) e, ainda, recebemos o apoio da Dra. Fernanda Fernandes, do NDH, da Defensoria Pública de Goiás e da TV UFG.

Na pré-abertura da 4ª EFC, no Cine UFG, exibimos o filme Kuña Porā - Matriarcas Kaiowa e Guarani, de Fabiana Fernandes e de Daniela Joāo, seguido de debate entre a diretora, Fabiana Fernandes, a professora/ antropóloga Mônica Pechincha e com a participação especial do professor de História Losandro Tedeschi (UFGD), coordenador da Cátedra Unesco em Gênero e Fronteira na UFGD, que abordaram o tema  correspondente à 4ª edição da EFC, a “violência contra as mulheres”, especialmente sobre violência contra as mulheres indígenas, representatividade e violência do Estado mostradas no filme de Fabiana Fernandes.

Já a sessão de abertura voltou-se para a violência política contra as mulheres, exibindo o premiado Torre das Donzelas (2018), de Suzanna Lira, seguido de debate com a personagem/representante do filme, Iara Prado (Torre das Donzelas), com a professora Aparecida Skorupsky (PUC-GO), com a profa. Alcilene Cavalcante (UFG/GECI) e com a Virgínia Peçanha (UFG/GECI).

Curtas e longas-metragens, entre ficções e documentários, de diretoras de Goiás e de diferentes regiões do país, compuseram as demais sessões da mostra, havendo debates após as exibições com a presença de diretoras, atrizes/personagens e colaboradoras convidadas, entre elas: a professora Ceiça Ferreira (UEG), Eronilde Nascimento (liderança do movimento Mães de Maio do Cerrado de Goiás); Dra. Fernanda Fernandes (Núcleo Especializado de Direitos Humanos, da Defensoria Pública de Goiás) Lívia de Paiva (cineasta goiana/cearense); Milena Ribeiro (cineasta goiana); Polly Di (produtora goiana/cearense); Pollyanna Marques Vaz (estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UEG); Vanessa Goveia (cineasta goiana), entre outras.

Esta edição foi realizada por: Alcilene Cavalcante (coord.); Ana Ariza, Lara Marinho, Mariane Neves, Naira Rosana Dias da Silva; Patricia Guedes e Virgínia Peçanha. Apoio: Brenda Carolinne; Karen Veríssimo. Colaboraram: Profa. Ceiça Ferreira (UEG); Larissa Fernandes; Dare Arantes.

Segue a programação completa:

>> Programação 2019

Programação_-_Elas_fazem_cinema

>> Mídia

Vinheta/convite para a IV Edição Elas Fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres.

>> Entrevistas

"Elas Fazem Cinema"
O apresentador Marcelo Pedro, do programa Enredo Cultural - TV UFG, no dia 25/09/19 (Episódio 147)
entrevista a professora Alcilene Cavalcante, professora e coordenadora da Mostra
Elas Fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres.

>> Fotos

2019_Encerramento