Elas Fazem Cinema 2018

Elas Fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres

Terceira Edição da Mostra:

13 a 15 de Setembro 2018

2018

A 3ª edição da Elas Fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres, realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Cinema (GECI), sob a coordenação da profa. Alcilene Cavalcante, da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), aconteceu entre os dias 13 a 15 de setembro de 2018, no Cine Cultura. O tema central da mostra deste ano foi Memória. Filmes por si configuram “suportes de memória” e constituem memórias.

A curadoria desta 3ª edição seguiu a orientação das edições anteriores: definiu-se o tema no grupo, a Patrícia Guedes realizou a pesquisa inicial e obteve colaborações das professoras Alcilene Cavalcante (UFG/FH/GECI) e da profa. Ceiça Ferreira (UEG). Os filmes selecionados para essa edição permitem problematizar diretamente representações relativas às lembranças e aos esquecimentos sobre o passado político, sobre as lutas sociais, sobre a invisibilidade das mulheres na História, sobre aspectos do presente. Trata-se de filmes de mulheres, atravessados pela memória, cujas protagonistas são personagens femininas e as tramas envolvem questões que comprometem diretamente as mulheres.

A Pré-abertura se deu no dia 13 de Setembro às 14h no auditório da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), com a exibição do filme/animação Torre, de Nádia Mangolini. O debate dessa sessão foi realizado com o jornalista e escritor Renato Dias, familiar de desaparecido político de GO, e com a Prof.ª Dra. Alcilene Cavalcante (UFG/FH/GECI). Já a Abertura Oficial se deu às 19h no Cine Cultura, com o longa-metragem, “Mataram nossos filhos”, de Susanna Lira, seguido do debate entre Eronilde Nascimento, do Instituto Memória e Resistência de Goiânia/Goiás e a Prof.ª Dra. Alcilene Cavalcante (UFG/FH).

Os curtas metragens tomaram conta das sessões do segundo dia da mostra, exibindo filmes de Michely Ascari, Mariana de Lima Siqueira, Vanessa Goveia e Silvana Belini. Na ocasião, homenageamos a produtora cultural  Maria Abdalla, realizadora do Goiânia Mostra Curtas. O debate dessa sessão aconteceu com a Diretora Camila Gregório e a profa. Ceiça Ferreira, juntamente com a GECI.

No encerramento da mostra, a temática Memórias Visuais, Políticas e ancestrais reuniu curtas como, por exemplo, Maré e Sustento – para citar apenas dois deles –  seguido pelo debate com a diretora Camila Gregório e a Prof.ª Dra. Alcilene Cavalcante (UFG/FH).

Realizaram esta sessão da EFC: Alcilene Cavalcante; Ana Ariza; Dare Arantes; Mariane Neves; Patrícia Guedes; Virgínia Peçanha. Apoiaram: Larissa Fernandes; Janayna Medeiros. Colaboração: Ceiça Ferreira

Segue abaixo a programação e fotos da terceira edição da Mostra Elas Fazem Cinema:

>> Programação 2018

programacao 2018
Caption

>> Mídia

Homenagem a Maria Abdalla
A III Elas Fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres, coordenado pelo
Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Cinema da UFG (GECI/FH/UFG), presta homenagem a
Maria Aparecida Abdala, pelo conjunto de seu trabalho no universo audiovisual.

>> Fotos

Cineasta Camila Gregório

2018-Foto

Ana Luísa e Janayna integrantes do GECI 2018