Roda de Conversa - 2022

GECIFHUFG:  https://www.youtube.com/channel/UCGTaZG_IQFDjKpEoMwzodcQ
UFGOFICIAL: https://www.youtube.com/channel/UCVEN3bSdTJsYvDM0JfqerYA

MULHERES E POLÍTICA

Nesta live da 7ª edição da Elas Fazem Cinema: mostra de Filmes dirigidos por mulheres, realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Cinema (GECI), da Faculdade de História da UFG, reunimos filmes alinhados à compreensão do político, a partir da História Política renovada, que não se restringe às eleições, aos aspectos institucionais e partidos, trazendo temas, problemáticas, reivindicações, sonhos, ideias, desejos e sentidos variados, inscritos em filmes realizados por mulheres e por uma pessoa que se autodenomina não-binária, de diferentes cidades brasileiras.

Convidadas:

Kalu Oliveira (UFG)

Preta, membro da comunidade quilombola Engenho II e graduanda em medicina e Mestranda em Antropologia Social na UFG. Já fez parte da Organização Negra e Periférica de Aparecida de Goiânia @onep062. Atualmente faz parte do Coletivo de mulheres indígenas e negras quilombolas (desde 2019), Coletivo Rosa Parks (desde 2019) e grupo de Estudos Perspectivas Kilombistas (desde 2020). É Idealizadora do projeto cultural e social Cineclube Kalunga Goiás. Cargo: Curadoria e Idealizadora.

Renata Rosa (IFG/UFG)

Publicitária, doutoranda em Performances culturais (UFG), pesquisa sobre comunicação, cinema, trabalho e gênero. Atualmente atua no Instituto Federal de Goiás (IFG) como programadora visual, já participou da produção de alguns curtas metragens e é roteirista e diretora do documentário “Por que não eu?”.

Sonia Cleide

Faz parte da comunidade de religião de matriz africana, ativista pela equidade de gênero e raça há mais de trinta anos, fundadora do Grupo de Mulheres Negras Malunga (1998). É uma das fundadoras da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB- 2000). Participou ativamente da preparação e foi delegada pelo estado de Goiás na Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância (Durban – África do Sul), promovida pela ONU, contra o racismo e o ódio aos estrangeiros. Realizou o projeto de mapeamento das comunidades quilombolas do estado de Goiás (2000 - 2003). Foi uma das idealizadoras e coordenadoras do Projeto Saúde Mental: Construindo a cidadania das mulheres negras, em parceria com o pronto-socorro Psiquiátrico Wassily Chuc/Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (Realização do Malunga/Ministério da Saúde).  Realizou o curso de Parteiras em Cavalcante-GO. Apresentou proposta de projeto de lei, por meio do Malunga, sobre 10% de cotas para negras/os e indígenas para UEG (2003). Foi superintendente de Igualdade Racial do estado de Goiás entre 2009-2011. Realizou em parceria com outras instituições, audiências públicas e capacitação para os/as profissionais de saúde do município de Goiânia.

Júlia Mariano

Direção, juntamente com Éthel Oliveira, de Sementes: Mulheres Pretas no Poder. É cineasta e jornalista, é formada pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (EICTV, Cuba), pela Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) e pela Baden-Wüttemberg Filmakademie em Stuttgart, na Alemanha. Atua no mercado como diretora, roteirista e pesquisadora com foco em documentários. Dirigiu nove curtas-metragens que já estiveram em mais de 40 festivais pelo mundo, entre eles o Festival Internacional de Cine de Cartagena, Kasseler Dokumentarfilm Festival, Curtas RJ, Curtas SP (Kinoforum), É Tudo Verdade, Mostra de Cinema de Tiradentes, Montreal Black Film Festival, Los Angeles Black Film Festival, Iran Green Film Festival, entre outros. Entre seus trabalhos autorais estão os premiados curtas “Projeto 68”, Ameaçados e o Do Corpo da Terra. Atuou como pesquisadora no programa Viver Para Contar (Discovery Channel), como roteirista para os programas Vai Pra Onde? (Multishow), Revista do Cinema Brasileiro (TV Brasil) e Conexões Urbanas (Multishow/AfroReggae), entre outros. Julia também produziu e roteirizou A Batalha do Passinho e Deixa na Régua e em 2017 dirigiu e produziu a série documental Desde Junho (EBC/Amazon Prime). Em 2020, Júlia Mariano lançou o longa-doc Sementes: Mulheres Pretas no Poder (Globoplay), onde atuou como co-diretora, co-roteirista e produtora executiva. Atualmente se dedica ao mestrado no PPGCOM da ECO-UFRJ.

Mediadoras:

Cindy Faria (GECI - FH/UEG)

Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), trabalha como técnica e editora de som na Mandra Filmes; pesquisa gênero e sexualidade no audiovisual goiano.

Virgínia Peçanha (GECI - FH/UFG)

Virgínia Peçanha é historiadora, internacionalista e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente cursa Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual de Goiás. É pesquisadora e integrante do Grupo de Estudos de Cinema e Gênero (GECI - FH/UFG).

Realização:

GECI/ FH – Faculdade de História, PROEC – Pró-reitoria de Extensão e Cultura, UFG – Universidade Federal de Goiás. Gestão do Canal UFG Oficial: Pablo Lisboa. Integrantes da ediçāo de 2022 Elas fazem cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres.

Apoios/Parcerias: Faculdade de História/UFG; Reitoria Digital/UFG