Sessão 3 - Filhas de Lavadeiras

Direção: Edileuza Penha de Souza | Doc | Cor | DF | 2019 | 22’|Livre

Link para o filme: Sessão 3 - encerrada

Sinopse
“Filhas de Lavadeiras” apresenta histórias de Mulheres Negras que graças ao trabalho árduo de suas mães puderam ir para escola e refazer os caminhos trilhados pelas suas antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas, dores e poesias se fazem presente como possibilidades de um novo destino. Transformando o duro trabalho das lavadeiras em um espetáculo de vida e plenitude.

Roteiro: Edileuza Penha de Souza
Produção: Marcus Azevedo & Ruth Maranhão

Sobre a  diretora:

Professora, Documentarista e Pesquisadora, dirigiu: Filhas de Lavadeiras (Brasil, 2019 – 22min); Mulheres de Barro (Brasil, 2015 – 26min); Sem Limites (Cuba, 2013 – 15min); Um Peso por um Chiste (Cuba, 2013 – 14min); Conta-Contos - a arte de ouvir e contar histórias (Fundação Cultural Palmares, 2010 -11min). Participou do documentário Afronte dos diretores Marcus Mesquita e Bruno Victor. Pós doutora em Comunicação e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (unB). Foi estudante da EICTV - Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Banõs – República de Cuba, onde participou como Produtora, diretora de artes, roteirista e atriz do premiado curta Teresa (Brasil/Cuba/ México/Venezuela, 2014). Organizou a Coleção: “Negritude Cinema e Educação – Caminhos para implementação da lei 10.639/2003”, editado pela Mazza Edições, Belo Horizonte, aprovada no PNLD dos professores pelo FNDE em 2014. É a idealizadora e coordenadora da Mostra Competitiva de Cineastas e Produtoras Negras Adélia Sampaio. Curadora do II Festival de Cinema do Paranoá – Brasília/DF e da Mostra de Cinema da Cova – Lisboa - Portugal. Jurada no Porto Femme International Film Festival e do Prêmio Zózimo Bulbul no Festival de Cinema de Brasília.

sessao3_01a